Emagrecer ou perder peso?

O dia que você vai à academia, malha feito um doido, sua até dizer chega e ao se pesar percebe um dígito a menos na balança: você emagreceu ou perdeu peso? Certamente, você perdeu peso. E a grande diferença está naquilo que foi eliminado. Neste caso, o que se perdeu foi água. Logo, você perdeu peso. O emagrecimento decorre da perda de gordura corporal, que pode até ocorrer em um treino, mas não neste montante.

Curiosidade: a etimologia de palavra, ou seja, a origem da palavra emagrecer é latina: EX, “para fora”, mais MACER, “com pouca gordura, magro”. Ela também designa a perda de peso, mas aqui leia-se que a perda de peso é por conta da perda de gordura.

Vamos voltar ao exemplo da academia: quando você malha e sua, a primeira eliminação líquida vem da composição do glicogênio. Este polissacarídeo, responsável pela reserva de energia dos animais, tem em sua composição 75% de água. Ele é uma “esponjinha” capaz de armazenar muito líquido. Quando treinamos, ele libera energia e água. Em dietas como a low carb, o paciente perde muito peso nos primeiros 3 dias, cerca de 1 a 2 quilos, pelo mesmo motivo: cai o volume de glicogênio formado por meio da falta de consumo de carboidratos consequentemente cai a quantidade de água armazenada no corpo. Só depois de todo este depósito ser praticamente esvaziado, é que por redução da produção de insulina esta deixa de promover a lipogênese e passa a não mais inibir a lipólise, aí sim ajudando na quebra de gordura e promovendo o emagrecimento.

Perceba que no primeiro momento há perda de peso na dieta low carb e, só no segundo momento, é que a parte de emagrecimento começa a acontecer. Perda de peso pode acontecer quando qualquer parte do corpo é retirada. Ela acontece no uso de chás diuréticos, quando se faz exercícios ou quando perdemos massa magra (quando é feito um jejum prolongado e sem controle) ou quando não se come adequadamente os carboidratos necessários ao longo do dia.

O emagrecimento ocorre apenas com a perda de gordura, o que acontece apenas quando gastamos mais energia do que consumimos. Não há como se livrar de gordura sem queimar os depósitos de nosso corpo, pois somos um sistema fechado no qual apenas se gasta trabalhando com as energias que se movem dentro de nosso próprio corpo.

Bioquimicamente falando, o emagrecimento é resultado da associação entre Lipólise e Beta-oxidação. Na lipólise, sob ação de diversos hormônios e proteínas intracelulares, os triglicerídeos são quebrados em ácidos graxos e então liberados na circulação. Apenas agora tais ácidos graxos adentram as células que o necessitam e são clivados energia e CO2, numa longa via oxidativa chamada beta-oxidação

5 4 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments